Re: cegos e gnu/linux

Câmbio Fred !

No ano passado, eu acompanhei o início de um projeto para deficientes
visuais que a REDESOL estava elaborando por aqui.

A interface padrão era o Emacs, que "falava" através de um módulo elisp
somado a uma versão para Linux do "Via Voice" da IBM (infelizmente, na
época ao menos, não existia nenhum Software Livre que fizesse isso de
forma satisfatória).

Como o Emacs permite uma alta customização e o aprendizado é rápido (foi
nessa parte que eu tentei colaborar), o pessoal conseguia editar
arquivos, executar comandos do shell e os próximos passos seriam navegar
na net, trocar e-mails e programar em PHP. Daí veio o final do ano, uma
mudança de governo, e até onde sei, este projeto está parado no
momento... :-(

Bem, esta foi a minha experiência.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos aí.

Boa sorte !!!

--
../)....._/.    Jose Antonio Boyd Cardoso
./_)()\/(/..    E-mail: jaboyd@uol.com.br