Re: [off-topic] - Comunicação entre Debian e Dos 6.22 ?

Câmbio Flávio !

Até onde já testei, existem dois meios:

1) IPX nas estações com Mars-nwe no servidor.

- O Mars-nwe "emula" algumas funcionalidades de um servidor NetWare. Até
onde me lembro, o projeto está parado a algum tempo, e tive diversos
problemas ( o famoso "aieeeee" que congela a máquina) com ele nos
kernels 2.4.x, mas no kernel 2.2.x funcionava sem problemas.

2) Cliente m$ p/ DOS com Samba nas estações.

- Tem alguns inconvenientes mas funciona. A saber:

  * O cliente é da m$, obviamente não é livre, embora seja tão velho que
nem sei se já caducou (o MS-DOS foi jubilado em 31/12/2002). Antigamente
a gente baixava do site da m$ mesmo... (se não me engano o nome era "lan
manager client"), mas todos os programas e arquivos que você precisa
também existem no windows 3.11 (que na verdade era o windows 3.1
misturado com o lan manager).

  * O cliente é meio grandinho, e além de consumir mais memória baixa -
o que atrapalha em algumas aplicações - também não cabe em apenas um
disquete, ao menos da forma "convencional", assim, se a estação não
tiver hd é preciso fazer algumas adaptações...

Bem, já faz mais de um ano que não mexo com isso, não sei se apareceu
alguma coisa nova. Talvez uma __boa__ pesquisa no site do FreeDos
(http://www.freedos.org) forneça mais alguma idéia.

Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí !!

Boa sorte !

--
../)....._/.    Jose Antonio Boyd Cardoso
./_)()\/(/..    E-mail: jaboyd@uol.com.br