Chipset da VIA (via8235) não reconhecido no 2.4.18, Kernel 2.4.20, spurious interrupts, TNT2 melado,

Pessoal,

(Esse subject parece uma novela....)

pergunta - versão rápida:
Alguém conhece algum patch para o 2.4.18 para os chipsets VIA8233c e VIA8235? (Na caixa do meu K7VTA5 diz que o chipset é VIA8235, mas o kernel 2.4.20 diz que é VIA8233c, mas o 2.4.20 não se dá bem com o micro)
ou saiba como resolver os 'spurious interrupts' que aparecem qdo uso o 2.4.20 e os problemas de vídeo (uso TNT2 com driver da Nvidia; o problema é um quadrado amarelo (que ocupa 1/4 da tela!!) que aparece qdo o X sobe.

pergunta - versão "verbose"
O meu kernel não reconhece direito o chipset do IDE,e estou com a performance abaixo do que deveria nos meus discos. Foi aí que a "porca torceu o rabo"...

Como o kernel 2.4.18 não tem suporte a ela (vide comentários de kernel-source/drivers/ide/via82xx.c) resolvi compilar o 2.4.20, que possui suporte ao VIA8235.

Compilei, instalei, ok. Na verdade, quase. No boot, o chipset do IDE identificado foi um via8233c (ou via82c33 - não consigo mais ver pq o bicho engasgou qdo tentei voltar o kernel para 2.4.18). Posso notar que a máquina decola com esse kernel.

Depois de uns segundos de atividade, começam a aparecer na console msgs "spurious interrupt". Mas vou adiante: recompilo os drivers do nvidia para o meu TNT2 Vanta. Qdo o X sobe, fica um quadrado amarelo ocupando 1/4 da tela. E não adianta fazer nada que esse quadrado não desaparece; na verdade, qualquer janela arrastada para essa região fica debaixo do quadrado.

Esses sintomas (spurious interrupt e o quadrado amarelo na interface gráfica) já ocorreram comigo antes, mas "resolvi" voltando para o 2.4.18.

Eu quero fazer o meu HD funcionar melhor, mas não consigo usar o kernel 2.4.20 pelos motivos citados acima. Alguém sabe como 'destorcer o rabo dessa porca'?

--
Feng