Impressão mainframe/estação debian

Olá a todos.

Antes de mais nada gostaria de me apresentar.Me chamo Diego, sou do Rio e
novo usuário na lista.

Não tinha ideia do que era Linux até que me apresentaram o Debian, que por
coinscidência passou a ser o OS com que eu trabalho.
Confesso que o primeiro contato foi bastante estranho, mas nesses 6 meses
posso dizer aprendi bastante coisa e estou tomado pela vontade de
saber mais e mais. Se não fosse pela falta de tempo eu acho que estaria mais
escolado no assunto mas, juntando faculdade, trabalho e outros, sobra pouco
tempo para o lazer computacional. Acabo tendo que aprender na hora e no
tranco.

Como tudo que tenho que fazer vira bicho-de-sete-cabeças pela falta de
experiência, me pego muitas vezes empacado.

Pra terminar posto aqui minha dúvida... Acessando um mainframe pelo emulador
de terminal x3270, gostaria de pode imprimir numa máquina Linux, e acho que
para isto além do IP fixo, da LP associada ao IP lá no mainframe e a
impressora local configurada, eu precisaria de alguma configuração do LPD da
minha máquina, mas não tenho ideia do que seja. Alguém tem alguma dica?

Abraços
Diego