Re: mais novato

Como super-usuário, execute o programa dselect. Leia os helps dele. Eu tive
problemas, mas é principalmente por que fui apresado. Tente ler com calma.

Bom. Num passo a passo, seria assim:
entre no dselect
escolha a opção 0. [A]cess
escolha apt (é o mais sofisticado e engloba instalar por cd, pela rede,
etc)
se os seus CD´s já estiverem listados bonitinho escolha N. Senão Y. Dá uma
olhada no meu:

deb cdrom:[Debian GNU/Linux 3.0 r1 _Woody_ - Official i386 Binary-3
(20021218)]/ unstable contrib main non-US/contrib non-US/main
deb cdrom:[Debian GNU/Linux 3.0 r1 _Woody_ - Official i386 Binary-2
(20021218)]/ unstable contrib main non-US/contrib non-US/main
deb cdrom:[Debian GNU/Linux 3.0 r1 _Woody_ - Official i386 Binary-1
(20021218)]/ unstable contrib main non-US/contrib non-US/main

# deb http://security.debian.org/ stable/updates main
deb
ftp://ftp2.de.debian.org/pub/mirror/security.debian.org/debian-security/
stable/updates main
deb ftp://ftp.matrix.net.br/pub/debian/ stable contrib main non-free
deb-src ftp://ftp.matrix.net.br/pub/debian/ stable main

O meu é um misto. eu instalo tanto dos CD´s (as três primeiras linhas)
quanto da internet (as 4 de baixo). Note que a linha com um # no começo é
um comentário.

depois você deve voltar para a tela inicial. Escolha 1. [U]pdate. Só
precisa ficar fazendo este passo se você instala da internet. Este passo vê
se tem algo mais recente nos servidores ftp do que na sua máquina e se
tiver quando você mandar instalar ele atualiza tudo deixando bem novinho
seu sistema. Se você instala apenas de CD´s o conteúdo do CD não muda,
logo, não precisa ficar fazendo isto sempre.

Ao terminar o passo 1 vai voltar para a tela principal. Escolha select,
marque os pacotes que você quiser. + seleciona para instalar, - seleciona
para desinstalar. / abre um prompt na ultima linha para fazer buscas. Esta
barrinha é bem comum no mundo linux. Com páginas man é a mesma coisa.
Depois d~e um enter e você vai entrar no campo das dependências. O programa
seleciona que outros pacotes são necessários para que os pacotes que você
selecionou funcionem e sugere para você. Aceite as sugestôes dele se não
estiver com saco apertando enter de novo.

E por aí vai...

Espero que consiga. qualquer coisa, mete e-mail aqui na lista.

instalei a primeira da woody, devido a falta de explicações não consegui
instalar os demais pacotes, tem algum manual que poderia me ajuda?

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus,
proteção contra spam.