php-4.3.2 não reconhece mysql-4.0.13

Pessoal, bom dia.
Antes de prosseguir, peço desculpas se meu problema foge ao escopo da lista.
Eu tenho a necessidade de instalar um servidor Debian, rodando apache2
(funcionando ok), mysql-4.0.13 (funcionando ok) e php-4.3.2 (funcionando
ok).
O php e o apache estão rodando em perfeita hamonia, porém, não consigo ter
acesso ao meu banco de dados mysql pq o php não reconhece a libclient dessa
versão.
Eu pensei em alterar as versões dos sistemas para uma mais baixa, como por
exemplo o php4 e mysql 3.23, mas antes, queria ter certeza que oq eu tenho
não vai funcionar.
Será que alguém já viu isso?
Novamente peço desculpas se minha dúvida não pode ser abordada pela lista,
mas agradeço qualquer esboço de ajuda.

Um abraço

Carlos Henrique