Criar imagem de backup do HD

Olá,

Preciso realizar uma imagem do hd dos Linux que tenho rodando, já achei
algumas soluções, mas fiquei um pouco desconfiado, acho que o dd é mais
eficiente, mas não sei ao certo como utilizar, por isto fui atrás de
algumas informações e cheguei neste site:
http://xpt.sourceforge.net/techdocs/linuxdisk/Tools/linuxdisk09.000.html

nele diz que se eu preciso gerar uma imagem de backup do hd, eu posso usar
o dd da seguinte maneira:

dd if=/dev/hda of=somewhere bs=8192

Daí me surgiu a pergunta, isto funciona com HD particionado ? para que
serve o bs=8192 ? O formato de arquivo não é relevante ( este tenho 99% de
certeza da resposta não, pois o dd faz cópia num nível mais abaixo do
sistema de arquivos ) ? ele vai pegar o setor de boot ( se não pegar, há
maneiras de pegar, com o dd tb ) ?

Agradeço pela atenção,
Alexandre Estanislau Puhl
listas.puhl@sinos.net