Problema com acentos no sylpheed e licq

Pessoal, depois que eu comprei um HD novo e reinstalei o SID do zero, esta´' acontecendo uma coisa que nao acontecia antes. E nada disso acontece tambem na minha estacao de trabalho no meu servico, que tambem roda o SID.

Pra comecar, nao consigo digitar letras acentuadas e cedilha no sylpheed-claws. Ao mostrar o subject das mensagens nas caixas, o sylpheed trunca quando tem alguma letra acentuada. Por exemplo "Acentuacao" (imaginem acentos e cedilha ai' hehe) vira "Acentua".

O mais estranho e' que ao ler o corpo da mensagem, o sylpheed mostra os acentos e cedilhas normalmente.

Ja setei tudo pra pt_BR e ISO8859-1 onde quer que eu podia!

Outra coisa que acontece e' no LICQ. Nao consigo escrever palavras acentuadas (cedilha funciona). Ao apertar a tecla do til, sai um til ~ literalmente. E tambem nao esta' aceitando fontes AA.. No servico, uso a Nimbus Sans aquela normalmente, e fica com anti-aliasing e tudo. Sera' que isso e' alguma configuracao do QT?

De resto, tudo funciona normalmente. Tanto em aplicacoes GTK2 como em outras GTK1 (easytag, por exemplo). E nas aplicacoes para kde (tipo k3b) tambem nao ha' problemas.

Lembro que ha' algum tempo atras rolou uma discussao sobre isso. Ja' li os arquivos da lista, mas nao foi o mesmo problema. Alguem sabe o que pode ser? Sera' bug no sylpheed-claws e licq?

Outra coisa que ta' acontecendo e' que o sylpheed-claws ta' metade em ingles e metade em portugues. Me lembro que antes de reinstalar tava tudo em portugues.

So' a titulo de observacao, eu instalei o sid usando aqueles cd's (oficiais) de netinst experimentais da nova instalacao do sarge. Beh, deu trabalho :))). Nao sei se isso pode ter a ver.

[]s
Rodrigo