Re: Exim enviar queue somente com runq

Respondendo ao meu próprio email, pode ser que seja útil a mais alguém:

Passando a opção -odq ao exim (pode ser configurado pelo mutt na opção
"sendmail" (man muttrc), faz o mesmo colocar a mensagem no queue ao
invés de tentar enviá-la imediatamente.

Também é preciso retirar (ou comentar) as linhas do exim no crontab, nos
arquivos /etc/cron.*. Elas servem para o exim enviar o queue a cada 15
minutos.

Uma outra coisa que pode ser feita, opcionalmente, é editar o arquivo
/etc/exim/exim.conf e colocar a opção:

	queue_only = true

Com estas alterações, os emails sempre ficarão no queue. Ele pode ser
visualizado com o comando `mailq`. Os emails deverão ser enviados com o
comando `runq`. Eu uso a opção -d1 para um nível mínimo de debug.

Note se que for alterado o arquivo /etc/exim/exim.conf, se você usar o
fetchmail para baixar emails, e ele enviar ao exim, os emails também
permanecerão no queue! Eu usava isso para baixar rapidamente os emails
via pop3, desconectar da Internet e depois, via `runq`, deixar os emails
sendo processados pelo spamassassin, economizando em tempo online, e em
pulsos :-)

Espero que seja útil.

Abraços.

--