Adequando o kernel

Ola a todos!

Eu nao sei se os colegas ja' tiveram essa experiencia em outras
distribuicoes, como Mandrake, Conectiva, SuSe etc., em que a partir do
KDE3, no Centro de Controle/Sistemas, se voce houvesse instalado os
pacotes pertinentes ao kernel, apareceria ali dentro algo como os
parametros do kernel a serem "editados".

Ou seja, nessas distribuicoes eu poderia adequar o meu kernel existente
'a realidade da minha máquina, principalmente o tipo de processador.
Isso tudo sem precisar baixar o kernel-source, descompacta-lo, criar ou
remover links e recompila-lo. No final da minha escolha, bastava eu dar
o comando "make dep symlinks" e pronto. Tudo certo.

E no Debian? É a mesma coisa, basta eu ter o KDE3? Essa operacao estaria
vinculada a este gerenciador de janelas em especial ou eu de fato posso
adequar o meu kernel sem precisar baixar um novo kernel-source? Porque,
na verdade, eu nao quero um novo e sim, insisto, configurar (ou adequar)
o meu existente.

Existe alguma maneira de eu fazer isso no Debian Woody? Minha versao é
'testing', mas o kde ainda eh o 2.

Obrigado a todos,

Sergio