Re: kde e ldap

Olá Ronaldo,

> Alguem por acaso usa os programas do kde em alguma estação que autentica
> usuários e grupos numa base LDAP?

eu uso LDAP aqui para centralizar a autenticação.

> Se usa tem algum problema?

Não tenho problema nenhum, muito pelo contrário, resolveu todos
os meus... :-)

> To perguntando isto pois o no servidor de desktop que temos roda MDK, ele tem
> todos os usuários numa base LDAP, o problema é que alguns programas no kde da
> muito pau, o guarda do sistema, o kprinter, k3b etc. O cara que administra
> diz que é problema do kde com o LDAP. Mas será que é um problema do kde ou do
> kde do MDK?

Olha, os módulos de autenticação plugáveis (PAM) criam uma camada
transparente no mecanismo de autenticação. Esse negócio de ser
problema do 'KDE com o LDAP' está me parecendo uma bela desculpa
esfarrapada... :-)

> Quando tiver tempo eu vou colocar debian no lugar do MDK, não estou nem um
> pouco feliz com o funcionamento das maquinas, fica devendo muito, não sei se
> são problemas do MDK(pouco provável) ou do admin(muito provavel), mas como eu
> uso debian e para o meio cientifico ele é muiiito melhor (pacote disponiveis
> em .deb)... . As maquinas que uso, ta com debian e nunca tive problemas
> serios.

No Debian, para instalar o LDAP, dispare no servidor:

# apt-get install slapd

E nos clientes apenas:

# apt-get install nscd libnss-ldap libpam-ldap

Depois basta acertar a configuração do serviço de integração
de nomes e do módulo LDAP:

vi /etc/nsswitch.conf
  passwd:         compat ldap
  group:          compat ldap
  shadow:         compat ldap

vi /etc/libnss-ldap.conf
  # host é o nome/ip do servidor LDAP
  host 1.2.3.4
  base ou=People,dc=sua,dc=rede
  rootbinddn cn=admin,dc=sua,dc=rede

vi /etc/pam_ldap.conf
  # host é o nome/ip do servidor LDAP
  host 1.2.3.4
  base ou=People,dc=sua,dc=rede
  rootbinddn cn=admin,dc=sua,dc=rede
  pam_password exop

Para finalizar, ajuste os detalhes nos arquivos dos
respectivos serviços, dentro do /etc/pam.d, para que
utilizem o módulo PAM do LDAP.

Qualquer coisa, estamos aí... :-)

[]'s

T+