montar uma rede linux-windows (apenas 2 micros - cross-over)

Pessoal,
   esse final de semana para testar um amigo meu levou o micro dele para a
gente ligar em rede com meu linux só que
não conseguimos fazer tudo certo ainda...
   o win xp está configurado certinho com os protocolos e suporte a
compartilhamento de arquivos e impressoras.
   carreguei o módulo da minha placa de rede e deu a mensagem que funcionou
tudo ok, não sei como configurar a
rede ponto a ponto. instalei o samba na minha maquina e tentei dar um
smbclient -L nome_da_maquina_win
e ele não encontrou nenhuma maquina na rede.
   o win xp detectou que havia outro computador na rede mas não enxergava
ele no ambiente de rede porque
não consegui configurar o samba.

alguem saberia me dizer onde encontro um howto de como fazer isso ? o que
gostariamos de fazer
primeiramente era apenas ligar em rede para a troca de arquivos, depois
compartilhar internet, instalar
no debian servidor de email, http, ftp, ssh para testar e aprender mais...

qualquer ajuda será muito bem vinda, um abraço
Felipe Roman
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicação On Line