Re: Volto para o rwindow$?

Você está disposto a conhecer um pouco mais de Linux? Em caso
afirmativo, não é preciso voltar para o Windows. No caso contrário, é
melhor voltar. Mas antes de voltar, tente usar um Linux mais amigável do
que o Debian. Já experimentou o Mandrake?

Se quiser continuar com o Debian, sugiro que comece a ler o guia Foca
Linux, que você encontra em http://focalinux.cipsga.org.br. Lá você
aprenderá a descompactar um tarball (arquivo tgz), criar um diretório
e a criar um link simbólico, que é tudo o que você precisa saber para
instalar o java no Mozilla. Aprenderá várias outras coisas também...

Mais uma vez, vamos ao java...

1) Se a versão do Mozilla é igual ou superior à 1.3, você precisa do
java compilado com o gcc 3.2. Se o seu Mozilla é o 1.0, use o java
compilado com o gcc 2.95. Você encontra ambos em
http://www.mirror.ac.uk/sites/ftp.blackdown.org/java-linux/JDK-1.4.1/i386/01/

2) Se você só quiser usar o java no Mozilla, use o j2re. O outro, j2sdk
é só para quem quer programar em java. Vou supor que você vai instalar
o j2re para o seu Mozilla 1.0. Ou seja, você vai baixar o arquivo
j2re-1.4.1-01-linux-i586-gcc2.95.bin;

3) copie o arquivo baixado para o diretório onde quiser colocar o java.
Por exemplo, /opt. Entre no diretório onde se encontra o arquivo
baixado e de o comando abaixo, como root:

   mv j2re-1.4.1-01-linux-i586-gcc2.95.bin /opt

4) torne o arquivo executável, com o comando:

   chmod +x j2re-1.4.1-01-linux-i586-gcc2.95.bin

5) execute o programa de instalação, com o comando:

  /opt/j2re-1.4.1-01-linux-i586-gcc2.95.bin

6) o programa de instalação criou o diretório /opt/j2re1.4.1.

7) agora, chegou a hora de mostrar ao mozilla onde ele deve encontrar
o java. Isso pode ser feito de duas maneiras.

   a) para que todos os usuários passem a ter o mozilla com java,
      basta criar um link simbólico do arquivo
     /opt/j2re1.4.1/plugin/i386/mozilla/javaplugin_oji.so no diretório
     /usr/lib/mozilla/plugins. Faça isso com o comando

     ln -s /opt/j2re1.4.1/plugin/i386/mozilla/javaplugin_oji.so
     /usr/lib/mozilla/plugins

     OBS: Essa é a melhor solução, mas no meu caso não funcionou.
          Se não funcionar com você, passe à 2ª opção.

   b) para que apenas o seu usuário tenha o mozilla com o java:

	- crie o diretório ~/.mozilla/plugins, com o comando

	  mkdir ~/.mozilla/plugins

        - crie o link simbólico nesse diretório, com o comando

	  ln -s /opt/j2re1.4.1/plugin/i386/mozilla/javaplugin_oji.so
          ~/.mozilla/plugins.

OBS: TODAS ESSAS INFORMAÇÕES SE ENCONTRAM DETALHADAS NO MESMO LUGAR
     DE ONDE VOCÊ BAIXOU O J2RE. QUEM NÃO LÊ, NÃO GOSTA DE LINUX.

http://www.mirror.ac.uk/sites/ftp.blackdown.org/java-linux/JDK-1.4.1/i386/01/INSTALL-j2re

Se depois disso tudo, o java não funcionar, acho melhor você considerar
seriamente a possibilidade de voltar para o Windows!

Boa sorte.

Flávio.