Re: Ética

On Wed, 11 Jun 2003 09:23:34 -0300
<fredm@chesf.gov.br> wrote:

> mas

> É isso aí. Não há nada de errado em fechar o código. É uma opção
> estratégica. Errado é pregar que o código aberto é pior por ser aberto.
>
> Falando em segurança. Se eu te lanço este desafio: Eu tenho um cofre,
> escondido em algum lugar do recife. Tente abrir. Isto é obscuridade. Ou,
> segurança por obscuridade. Agora, se eu te dou o cofre, te dou outro cofre
> igual, desmontado, te dou os projetos de montagem do cofre, te digo de que
> material o cofre é feito, e mesmo assim você
> não consegue abrir o cofre, isto é segurança. E é este o modelo do S.L.

> [...]
Exatamente, os programas com licença proprietaria naum carregam nenhum tipo de falta de etica, nada impede de alquem produzir um software e querer cobrar por ele, isso eh natural.

Isso eh um debate bem interessante, as empresas pequenas cobram uma postura etica das grandes , porem eu vejo uma certa incoerencia, ora, se as empresas vivem num modelo economico capitalista onde impera a "lei do mercado" as teorias da livre concorrencia e da livre iniciativa, todas as praticas adotadas pelas empresas tornam-se validas, inclusive as anti eticas, acho muito divertido as empresas se queixarem de dumping ou praticas do liberalismo economico como de ma-feh, divertido pq saum as regras do jogo imundo que eh praticado pelas empresas.

O sistema economico permite que isso aconteca , criar leis que sejam contrarios ao modo de operacao do liberalismo seria como contrariar as teorias, deve-se antes de mais nada mudar a mente do ser humano, alterando os sentimentos mesquinhos, egoistas e de ganancia pelo espirito coletivo, colaborativo e sincero como eh o do SL.

amigos, fiko por aki, ,espero que esta msg sirva de alguma forma

abraços