Re: Ética

> Em Tue, 10 Jun 2003 19:55:50 -0300
> João Júlio Salvatti Neto <salvatti@nautilus.com.br> disse que:

> Código proprietário em si não tem nada de anti-ético. Esforço para ser
> monopólio, que é um efeito colateral _muito_ comum :-) , sim.
> A questão não creio que seja a ética e sim a liberdade. Com programas
> livres você tem liberdade de examinar, alterar, redistribuir.

É isso aí. Não há nada de errado em fechar o código. É uma opção
estratégica. Errado é pregar que o código aberto é pior por ser aberto.

Falando em segurança. Se eu te lanço este desafio: Eu tenho um cofre,
escondido em algum lugar do recife. Tente abrir. Isto é obscuridade. Ou,
segurança por obscuridade. Agora, se eu te dou o cofre, te dou outro cofre
igual, desmontado, te dou os projetos de montagem do cofre, te digo de que
material o cofre é feito, e mesmo assim você
não consegue abrir o cofre, isto é segurança. E é este o modelo do S.L.

Se nada trágico acontecer, e o modelo de software livre continuar
crescendo, o software proprietário não vai desaparecer. Isto por que o
software livre precisa de massa crítica para se desenvolver. É por isso que
é muito mais fácil encontrar um bom editor de textos SL do que um programa
para modelagem em UML em SL. Por que o interesse é maior num editor de
texto.

Agora, eu acho que você vai ter um problema, pois não há nada de anti-ético
num sistema operacional proprietário. A falta de ética está sempre nos
donos de tais sistemas.