Re: vim

    Para habilitar a sintaxe no vim basta digitar o comando :syntax on, no vim,
que ele muda as cores dos comandos pertencentes a linguagem. Para isso, o
arquivo deve já estar salvo com a extensão correspondente à linguagem, ex.: .c
para C, .cc para C++ (se não me engano), etc...
    Não me lembro se precisa um pacote separado, mas acho que so o vim faz isso.
Qualquer coisa, dá uma olhada no dselect...
    Feito,
    Josias!