Re: SQUID + IPTABLES = URGENTE ---HELP ME PLEASE

On Tue, Jun 03, 2003 at 12:32:17PM -0300, Josemar Vieira wrote:
> [...]
> Ai configurei meu squid.conf conforme minhas necessidades e executei o
> seguinte comando #iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp --dport 80 -j
> REDIRECT --to-port 3128
> para o iptables redirecionar os processos que chegarem na porta 80 para
> a porta 3128 do squid
> Eu fiz soh isso e consegui bloquear o acesso aos sites conforme configurado
> em meu squid.conf coloquei em dois arquivos os sites bloqueados e as
> palavras bloqueadas ateh ai td blz,
> porem foi bloqueado tb o acesso a sites como bancos por exemplo
> entaum naum faço a menor ideia da causa do problema

Geralmente o acesso a sites de bancos é feito usando o protocolo HTTPS,
na porta 443. Sua regra de redirecionamento só redireciona as conexões
com destino a porta 80. Acrescente mais uma regra tratando das conexões
com destino a porta 443 e esse problema deverá ser resolvido.

Regras como abaixo já seriam o bastante :

iptables -t nat -A POSTROUTING -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128
iptables -t nat -A POSTROUTING -p tcp --dport 443 -j REDIRECT --to-port 3128

Ou, tudo em uma mesma linha (não testado) :

iptables -t nat -A POSTROUTING -p tcp -m multiport --dport 80,443 -j
REDIRECT --to-port 3128

> Preciso q alguns ips = -192.168.1.45 192.168.1.47
> Naveguem sem restriços isso eu faço no squid ou no iptables ?

Pode ser feito no iptables ou no Squid, já que você está tratando apenas
de navegação. Acrescente um ACL no Squid que autorize o acesso dos hosts
desejados e chama a mesma como a primeira ACL antes das outras ACLs
chamadas pelas suas várias cláusulas http_acess. Algo como o seguinte :

acl liberados src "/etc/squid/liberados"

http_access allow liberados

E no arquivo /etc/squid/liberados inclua os hosts que para os quais deseja
liberar o acesso, como abaio :

192.168.1.45/255.255.255.255
192.168.1.47/255.255.255.255

Logicamente, existem inúmeras maneiras de fazer o que você deseja. Só
estou dando uma idéia de como poderia ser feito.

Espero ter ajudado.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://debian-br.cipsga.org.br     ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||