Re: Usuários desnecessários e com shell?

Ola,

Eles servem apenas para terem seus IDs mapeados com o programa para rodarem sob este usuário.
O motivo de existirem tantos usuários que parecem "desnecessários" é a seguinte:

Na Debian Policy, todos os usuários do sistema que tem a UID menor que 100, devem vir por padrão
junto com o base-files do sistema. Se isso não acontecesse, teríamos sérios riscos de segurança na
implementação da distribuição e dos pacotes da Debian que poderiam ser explorados por pessoas
com bom conhecimento em permissões e grupos.

Se verificar no arquivo /etc/shadow e /etc/gshadow verá que estes usuários não tem senha, ou
seja, não podem logar no sistema, mas você pode usar um "/bin/su backup" por exemplo para
executar um programa como o usuário backup (o amanda é um exemplo). Ou você pode
habilitar o login para o usuário com o passwd: "passwd usuário".

Em todo caso, se você tiver certeza que *nao* vai usar nenhum destes usuários, poderá
simplesmente remove-los do sistema.

[]s