duvidas de notato em redes migrando do 2k server para o linux

E ae pessoal!

Estou com umas duvidas qto a que estudar.
Eu trabalho com o windows 2K Server e estou querendo
migrar para o linux. Sei que estas perguntas ja foram
postadas, mas estou meio perdido e quero ir direto ao
ponto.

Tenho uma rede com 25 a 30 maquinas logando num
servidor 2k server no com AD ( active diretory), o
mesmo servidor de autenticaçao tambem serve de
internet para a rede . Entao gostaria de saber o que
eu precisaria estudar para fornecer os mesmo serviços
em linux.
Por exemplo: servidor de internet : iptables e squid,
certo ? e qto a autenticacao ?  o que devo estudar de
fato ? Gostaria tambem de algumas dicas, seria
incoveniente ter na mesma maquina os serviços de :
servidor de internet, autenticaçao, firewall, proxy, e
arquivos (samba) para uma rede de 25 a 30 maquinas ?

Grado e desculpe a extensao do e-mail ....

Abraços

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/