Re: instalar freeswan debian

Escuta.. não sei porque.. Uso o freeswan com o woody normalmente e nunca
tive que fazer essa alteração no /usr/lib/ipsec/_updown

Simplificando o roteiro de instalação do kernel:

# apt-get install freeswan freeswan-kernel-patch kernel-source-2.4.18
libncurses5-dev kernel-package

# cd /usr/src ; tar jxvf kernel-source-2.4.18.tar.bz2

# cd kernel-source-2.4.18

# PATCH_THE_KERNEL=YES make-kpkg --config=menuconfig
--revision=TEU_KERNEL.1 [--initrd] kernel-image [modules-image]

... configuração do kernel. Eu sempre compilo tudo que eu posso em módulo,
inclusive o ipsec, menos o suporte ao hardware básico, como ext3, ide e
ide-disk, etc. Não uso initrd.

# dpkg -i ../kernel-image-2.4.18*TEU_KERNEL.1*deb

Ajustar corretamente o grub ou o lilo. Uso o grub. Cada vez que instalo ou
removo um kernel, não preciso fazer nada. Só tem que criar um
/etc/kernel-img.conf com os seguintes:

do_initrd = yes (pro caso de instalar um kernel com initrd)
postinst_hook = /sbin/update-grub
postrm_hook = /sbin/update-grub

Resta ainda um ajuste do root e groot no /boot/grub/menu.lst.

[]s
Rodrigo