Re: Problemas com shell

Em Dom, 2003-06-01 às 12:53, Alexandre Estanislau Puhl escreveu:
> Blz...
>
> Pessoal, estou com o seguinte probleminha, o usuário que uso na minha máquina aqui em casa estah configurado para utilizar o bash, mas quando logo, o ~/.bashrc não é lido, de início eu sabia o que poderia ser, mas depois olhando, vi que o usuário não está usando o bash, daí eu não sei o pq disto, pdoe ver na lista do passwd:
>
> estanislau:x:1000:1000:Alexandre Estanislau Puhl:/home/estanislau:/bin/bash

	Pelo que você mostrou ai o seu usuário está sim usando o bash, o que
esta acontecendo é que o .bashrc não está sendo carregado. Acredito que
no seu caso isso pode estar sendo ocasionado por duas coisas:

	* Você está usando um terminal gráfico (xterm, gnome-terminal, etc) e
ele não está configurado para executar o shell com a opção de login, o
que faria carregar o .bash_profile. Se for esse o caso você dev ver a
configuração do terminal para pedir o shell como login;

	* No seu .bash_profile está comentado a parte que chama o arquivo
.bashrc.

[corta]
> Como saber qual shell o usuário está usando ?

rma@rmachine:~$ echo $SHELL
/bin/bash

--
Rodrigo M. Araujo <rma@cin.ufpe.br>