Re: Megabytes? OU Mebibytes?

Olah!

Em 1984 ele naum existia.

O fato eh que unidades ainda saum regidas pela fisica, e os prefixos de
unidades (Kilo, Mega, Giga, Tera, etc), saum todos "emprestados" da fisica.
E, neste contexto, as potencias saum de 10, assim como o sistema metrico
decimal adotado pela maioria da humanidade. Os computadores vieram depois.

Isso foi um problema cronico (e ateh hoje tenho de responder perguntas de
usuarios frustrados pq compraram um HD de XX Gb e ele tem menor capacidade).
Pensando nisto, o NIST fez um fork nas unidades computacionais e introduziu
os prefixos de unidades binarias (com base 2).

Assim, KiloByte saum 1000 bytes (como um fisico esperaria q fosse), e KiBiByte
saum 1024 bytes ((Ki)lo + (Bi)nario + Byte).

A referencia estah em: http://physics.nist.gov/cuu/Units/binary.html

[]s

Pablo