Re: Megabytes? OU Mebibytes?

On Wed, 28 May 2003 13:01:55 -0300
Fábio Rabelo <fabior@ajato.com.br> wrote:

> Exatamente !! essa é a verdadeira história !
> 1 KB NÃO é igual a 1000 Bytes, jamais foi e jamais será !!!
> Seria como dizer algo assim : olha, p/mim, 1 KM NÃO é igual a 1000
> metros, p/mim, 1 KM é igual a 994 M e de agora em diante nós usaremos
> essa convensão, ok ?
> Um absurdo inventado por fabricantes de HD DESONESTOS q acabou virando
> padrão de mercado !!!

	Não é bem assim.
No S:
kilo = 10^3
mega = 10^6
tera = 10^12
mili = 10^-3
etc..
	Vc pode usá-los quando trata-se de metros, gramas, watts, ohm, etc...porém, quando trata-se de bytes, isso passa a não ser adequado por causa do sistema de numeração binário do computador. No computador, kilo=2^10 = 1024
mega=2^20 = 1048576
	Logo, o Mib serve para dizer que trata-se de sistema binário de numeração e não decimal.
	Pode até ser que alguns fabricantes de HD usam isso pra marketing, mas não foram eles que impuseram isso.

Eduardo