Re: Desktop no WMAKER

	Leonardo,
	Eu nem uso mais Debian e devo deixar vossa companhia muito em breve
já que Debian é o assunto da lista, mas aproveito um tantinho de
tempo livre para responder suas perguntas, em consideração ao seu
interesse em ajudar a resolver meus problemas:

>	Qual o seu modem?

	- - Eu queria usar o Motorola SM56, que é off-board. Baixei
drivers, muitas instruções, compilei direitinho, tudo a contento,
fiz tudo que me mandaram mas ainda não funcionou. Tem também o
PCTEL on board, baixei driver, compilei direitinho, tudo a contento,
mas não funcionou. Em ambos os casos, algumas portas geram como
resposta "modem não encontrado". Em outras, geralmente ttyS1, "o
modem está ocupado". Cansei. Vou esperar mais um pouco, ver se
daqui a algum tempo posso assinar conexão em banda larga e fazer
funcionar com placa de rede. Com modem vai ser difícil.

>	Qual sua placa de som?

	- - Eu queria usar a Avance Logic XWave 4000, que é off-board. Mas
esta exige o mais novo pacote ALSA e a leitura de um documento muito
longo, que eu não vou poder ler tão cedo. E não há nenhuma
garantia de que vá funcionar.

	Lembro que eu usei Peanut Linux, primo do Slackware, há uns dois
anos. Essa placa de som nunca funcionou nele. De qualquer forma, tive
uns problemas cabeludos no último fim de semana com um modem da
Lucent, desconfigurei tudo, incluindo Windows, tive que reinstalar e
minha placa de som não funciona mais com o modem Motorola. Nem
precisa ter driver instalado. Basta espetar as duas placas e ligar, o
Windows não inicia. Até o sábado, as duas se davam muito bem.
De repente, não se falam mais. Misteriosíssimo. Acabei tirando a
placa de som off-board e deixando a on-board, que o Linux reconhece.
O modem da Motorola também nunca funcionou no Peanut Linux. Na
época, eu tinha outra placa mãe e um modem ISA 33,600, que
funcionou de primeira. Minha placa atual não tem slot ISA.

>	O wine apenas roda programas win32, para instalar o windows
"dentro"
>	do Linux você vai precisar do VMWare.

	Eu não sabia disso. Misturei as bolas, então. Pior que o VMWare
não é de grátis, né? Bem, outro dia eu vejo isso.

	Saudações,
--
	Luciano Espirito Santo
	Santos, SP - Brasil