dúvida sobre programação!! !!

  Pessoal eu com eu crio um programa in-line em C que contenha código em assembly. Há vários dias que eu estou atrás desta reposta mas tudo que eu encontrei na internet era para windows !!! Gostaria de saber usar funções em assembly dentro de C!!!

por exemplo:

#include <stdio.h>

int soma ( int , int );

int main() {

	int x;

	printf ("Digite dois inteiros: ");
	scanf ("%d%d",&x,&y);

	printf ("A soma vale: ", soma ( x , y ));

	return 0;

int soma ( int z , int w ) {

	/* gostaria que aqui estivesse o código em assembly */
	/* tipo assim: */

	__asm__ {

		    mov	ax,z /* um registrador receberia o meu parametro */
		    mov bx,w
		    add ax,bx

		    return ax;  /* retorna a soma

Acima, na função soma eu não tenho a mínima idéia do eu escrevi, mas eu acho uqe deu para entender. Ficarei estremamente agradecido se alguém poder me ajudar. Ahhh, tem mais uma coisa!!! alguém sabe onde eu posso encontrar informações em português sobre programação em assembly para linux, porque tudo que eu achei era em inglês. Por exemplo o padrão que o linux usa é o da intel ou da AT&T entre outras coisas. Desde já valeu.