Sem mouse

	Colegas,
	Meu mouse não está funcionando. No Debian. Não faço a mais
mínima e insignificante idéia do que fazer e agradeço
sugestões.

	Tive um monte de problemas nos últimos dias. Comprei o modem
Lucent que me recomendaram, e não funcionou. Nem testei no Linux.
Após instalado, ele travava no boot, no teste de memória, antes
mesmo de ler o boot do HD ou do CD. Não sempre, mas quase sempre.
Consegui instalá-lo em Windows, mas ele se instala na COM 1, que
já pertencia ao mouse, sem me dar a menor chance de escolher em
qual porta ele deveria ficar. Talvez ele siga a lógica dos
programas que se instalam em "Arquivos de Programas": a primeira que
encontra, vai essa mesmo. Se fosse só isso eu até insistiria, mas
com o modem travando o boot, não dava. Pelo menos a loja devolveu o
dinheiro. Tive medo de que o safado funcionasse na loja, mas ele fez
papelão lá também, e devolveram meu dinheiro. Talvez fosse
apenas defeito *daquele* modem, mas não estou a fim de comprar
outro. Foi difícil encontrar aquele, e estou aborrecido com o
péssimo fim de semana que estou tendo. No meio dessa briga,
desconfigurei o som e perdi o terceiro botão do mouse. Meu Windows
já estava meio lotado de lixo instalado e desinstalado, tive ataque
de cinco minutos, apaguei todo o diretório Windows e reinstalei.
Agora minhas placas off-board que antes funcionavam direitinho
recusam-se a trabalhar juntas. Se ligo uma, funciona, se ligo duas,
trava tudo, de modo que agora estou irremediavelmente condenado a
usar todo o lixo on-board. Vou ter que usar lixo on-board até sei
lá quando, sendo que antes, tudo funcionava.

	No meio dessa briga, reiniciei a máquina com o Red Hat em pleno
vôo. O fsck diz que consertou, mas o KDE parou de funcionar.
Vocês jogaram olho gordo no meu KDE! Eu até estava em console
puro, sem nenhum ambiente gráfico quando reiniciei a máquina por
acidente, mas o KDE foi pro brejo mesmo. Em outro ataque de cinco
minutos, apaguei o Red Hat e instalei Debian de novo. Uma segunda
chance. Comecei no Linux agora, não tinha muito a perder. Mas esta
vez foi pior que a primeira. Na primeira vez, passei dois ou três
períodos geológicos selecionando pacotes no Dselect. Desta vez,
mandei instalar tudo, que se dane, e Debian deixou de instalar um
monte de coisas pelas quais tenho grande estima, como Midnight
Commander e WindowMaker. O apt-get resolveu o problema. Daí tentei
instalar linuxconf em RPM com o Packager, e o maldito não cooperou.
Eu apertava "Install" e não acontecia nada. O KDE 2.2 palha do
Debian "stable" não tem assistente de configuração do LILO.
Tive que usar o liloconfig, que fez um serviço porco. O LILO que
ele instalou imprimia LI na tela e parava. Tive que consertar com
fdisk /mbr, e talvez tenha que passar todo o restante da minha breve
existência neste planeta usando o CD em modo "rescue" para dar boot
no Debian. Debian reconhece minha placa de som on-board, que é um
lixo, mas não o modem, que é um lixo mais lixo ainda. Fiquei
irritadíssimo com os sons bobocas a que a instalação básica
do KDE submete o usuário. Muito pior que Windows, até. Comprei
mouse novo, PS/2. Antes usava um serial que não funcionava cem por
cento em Windows, e só funcionava como mouse de 2 botões em
Linux. Graças à indústria de equipamento de informática, que
inundou o mercado de mice e portas seriais durante uns dez anos e, em
poucos meses, decidiu que serial já era, dificultando a vida de
qualquer um que se atreva a usar mouse serial. Em Windows, melhorou.
Agora posso aplicar movimento de rolagem (scroll) no Phoenix e nas
caixas de texto dos meus programetos Tcl/Tk. O único progresso
desse fim de semana maldito. Mas não sei se vai funcionar muito bem
no Linux. Ele funcionou com o Red Hat já instalado, mas não
funciona no programa de instalação. No Debian, não funcionou
nunca, nem com KDE ou WindowMaker. E fiz outra descoberta. Se você
não tiver um mouse, é infinitamente mais fácil usar Windows que
Linux. Tive muita dificuldade no KDE, alguns cantos eram totalmente
inacessíveis, como um painel de leitura de parte do manual (que o
povo chama de "ajuda"). No WindowMaker, foi pior ainda. No programa
de configuração, por exemplo, nem todos os tabs, controls, alts e
F[0-9]+ do mundo me permitiram acionar qualquer coisa. Muito mal
feito nesse aspecto. Incrível a capacidade dos programadores em
não antever as necessidades dos usuários. O pessoal da
segurança dá show. Pensam em tudo, até o impensável. Mas o
pessoal da interface, da interação, da ergonomia, perde poucas
oportunidades de pisar no tomate.

	Voltando à fêmea resfriada do bovino, meu mouse não está
funcionando. No Debian. Não faço a mais mínima e insignificante
idéia do que fazer e agradeço sugestões. Antes que eu volte
correndo para o Red Hat.  :-)

	Obrigados,
--
	Luciano Espirito Santo