Re: KDE x Gnome (Re: applets java no mozilla nao funcionam)

Em Seg, 2003-05-19 às 19:36, Marcelo Neres dos Santos escreveu:
> Falando nisso ...
>
> O que voce me diz com relacao a performance do KDE vs. a performance
> do Gnome, eu tenho uma maquina com "poucos" recursos para os padroes
> atuais (K6II 450 MHz 160Mb RAM), vc acha melhor eu adotar o KDE ao
> inves do Gnome?! (to usando Woody com a sources.list original, nada de
> Gnome 2, etc.)

Tanto o kde e gnome sao ambientes desktops completos. Praticamente o que
um tem o outro tambem. Mas acontece que se voce tem programas dos dois
instalados, o core de libs dos dois vao ficar carregados, logo os
desenvolvedores dos dois aconselham a ter somente um instalado.

O kde, por ter se amarrado a biblioteca proprietaria QT, teve o
desenvolvimento de programas alternativos prejudicado, ficando
praticamente so o core team do kde por conta de desenvolver programas
para o ambiente. Ao contrario, o gnome conta com um sem numero de
aplicativos feitos em GTK que se assentam confortavelmente no ambiente,
desenvolvidos mundo afora por milhares de programadores, amadores ou
profissionais, iniciantes ou experientes. Alem deste prejuizo no
desenvolvimento pela comunidade, o kde ainda sofre preconceito por um
dia na vida ter usado um componete proprietario, ja que a QT esta sob a
GPL hoje.

Os dois sao excelentes opcoes, cabendo a escolha unica e excluisvamente
ao usuario. Eu ja fiz a minha hoje, amanha eu posso mudar de opiniao.
Que bom que temos escolha!

Quanto a sua maquina, ela comportara bem qualquer um dos dois, mas nao
se iluda, os dois sao pesados.

[]'s
Márcio de Araújo Benedito <china@pbh.gov.br>
Usuário Debian GNU/Linux

"In a world without walls, who needs Windows?"