Sistema trocando caracteres automaticamente!

Que coisa mais esquisita está acontecendo aqui:
Se eu digito alguma linha manualmente, os caracteres aparecem
normalmente. Por exemplo:
# ./configure -enable-gui
O sistema, porém, retorna que o parâmetro -enable-gui é desconhecido.
Agora, se eu seleciono e copio com o botão direito do mouse essa mesma
linha vejam como é que sai:
# ./configure ?enable-gui
O sistema substitui o sinal de - por uma ?.
E o comando funciona normalmente!!!
Isso acontece apenas no shell, tanto no console quanto no ambiente gráfico.
Alguém poderia dar uma idéia do que pode ser isso?
Obrigado!