Re: Ainda com duvidas sobre o MUTT

Em Thu, May 15, 2003 at 06:08:30PM -0300, Luciano ES escreveu:
> 	Você pode chamar o mutt assim...
> 	mutt -F arquivo
> 	... para usar uma configuração específica. Então você pode
> criar um alias global, válido para todo mundo, assim:
> 	alias mutt='mutt -F ~/.mutt'
> 	Cada usuário terá que ter um arquivo .mutt no home.
>
> 	E se o usuário não tiver um arquivo .mutt no home? Bem, você
> pode fazer o alias apontar para uma função bash que verifique se
> o arquivo existe e, se não existir, copia um modelo pro home do
> usuário e até imprime alguma coisa na tela, tipo: "Configure seu
> arquivo .mutt antes de usar, paisano".

O mutt, no Debian, é controlado pelo /etc/Muttrc (observe o 'M'
maiúsculo) e pelo $HOME/.muttrc, sem necessidade de alias ou mutt -F ou
outra coisa do gênero.

> 	Nesse arquivo .mutt, tem que ter um MTA sim, mas isso eu não sei
> fazer. Aliás, é a única coisa que não funciona no meu mutt.
> Já já alguém te explica.

Na verdade o Mutt chama o comando "/usr/sbin/sendmail -oem -oi" por
padrão (veja man muttrc). Você precisa ter um MTA instalado e
configurado, como o Postfix (fácil de configurar), o Exim (costuma
funcionar de primeira) ou o próprio Sendmail (se não funcionar de
primeira, fique longe dos seus arquivos de configuração se você preza
sua saúde mental...), e todos eles têm um comando "/usr/sbin/sendmail"
que aceita os argumentos -oem e -oi (man sendmail pra saber o que eles
fazem). Então, o truque é configurar seu MTA corretamente para que
mandar mensagens pelo Mutt seja possível.

Se você quiser usar um comando diferente de sendmail, use a opção
sendmail "/caminho/completo/para/seu/sendmail -opcao1 -opcao2 -opcaon"
no seu Muttrc. man muttrc para detalhes.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User #175920
Brasília - DF - Brasil				Usuário Debian #574