Re: IMPRESSORA: AJUDEM.

Diário de bordo... data estelar 14 de maio de 2003 as 19:46:32, "Nivaldo
A. P. de Vasconcelos" <nvasconc@bol.com.br> escreveu:

> Meu caro,
>
> segui os primeiros passos que vc. recomendou. Parei neles.
>
> Por favor dê uma olhada nas saída abaixo.
>
> Um abraço,
> Nivaldo
>

> # modprobe lp
> #lsmod
>
> bsd_comp                3936   0  (autoclean)
> msr                     1376   0  (unused)
> microcode               2844   0  (unused)
> cpuid                   1184   0  (unused)
> apm                     9148   0  (unused)
> ipip                    6080   0  (unused)
> nls_iso8859-1           2880   0  (unused)
> [...]

Saudações,

  Desculpe a demora, observando seu lsmod, notei a presença do driver
c-qcam, se não me engano é o driver 'Color QuickCam' para cameras que
utilizam a porta parelela para comunicação, você  tem algum  tipo  de
hardware especial (como uma camera,  mesa digitalizadora, scanner) em
sua porta paralela ?
  Se tiver, esperimente remover  o  módulo c-qcam, e  tente novamente
o comando ls -al >> /dev/lp0. Mas  só  por paranóia, remova  qualquer
dispositivo que você tenha conectado na sua porta parelela,  deixando
que o cabo da impressora fique com uma ponta em sua impressora e  ou-
tra em sua porta parelela.
  Depois tente o comando e verifique se a impressora dá sinal de vida
mesmo que não imprima nada, ou só cuspa folha.
  Qualquer coisa, remova também o módulo ppdev, pois alguns desses mó
dulos está monopolizando o acesso em modo nativo a sua impressora.
  Feito isso, tente carregar o serviço cupsd, dê uma olhada nos  logs
e dê o comando de linha do cups (nunca lembro o nome)  para  imprimir
um simples arquivo de texto. E vá aumentando gradualmente a complexi-
dade de seus testes, lembrando sempre de acompanhar os logs.

  Espero que ajude, boa sorte.

--

[]s
  Pedro Gallardo