Re: IMPRESSORA: AJUDEM.

Diário de bordo... data estelar 11 de maio de 2003 as 23:01:38, "Nivaldo
A. P. de Vasconcelos" <nvasconc@bol.com.br> escreveu:

> Meus caros,
>
> estou há um tempo tentando, colocar minha LexMark Z22 para funcionar
> no Linux.
> Vendo a documentação do driver que tem no site do fabricante. Uso o
> CUPS.
>
> Nada ... a bichina nem se pisca !!!
>
> Alguém poderia dar uma mão ?? Já mandei algumas mensagens .. mas até
> agora nada.
>
> Um abraço,
> Nivaldo
>
> PS: Uso kernel 2.4.18-bf2.4
>

> --

  Não sei se pode  ser o caso, mas você pode tentar  fazer um teste  em
'modo nativo' tentando enviar dados simples diretamente para a porta da
impressora, tente carregar os  drivers para comunicação  com impressora
paralela dando  modprobe lp, deverão ser carregados os módulos parport,
parport_pc e lp.
  Com isso experimente dar: ls -al >> /dev/lp0
  Deverá sair um monte de texto com umas quebras  loucas na impressora,
isso pelo  menos  demonstrará  que a  comunicação entre  seu linux  e a
impressora  está viva. Tente dar o ls.. como usuário comum e como root,
veja se há alguma mudança de comportamento.
  Depois carregue o  serviço cupsd, e  verifique  nos logs se há alguma
mensagem  de  erro, esperimente  criar uma  nova  impressora, apontando
especificamente  para /dev/lp0  (ou a que funcionar  no  modo  nativo).
  Use o comando para  impressão em linha de comando do cups (não lembro
agora qual é..) passando um simples arquivo de texto, e depois vá aumen
tando a complexidade de seus testes. Observando  sempre  os arquivos de
log. Em algum momento você poderá encontrar uma indicação para uma solu
ção.

  Espero que possa ser útil, boa sorte.

--

[]s