Re: Perguntas de novato

	Obrigado a todos que deram respostas e comentários úteis às
minhas "perguntas de novato". Foi uma leitura interessante. E fico
satisfeito de ver que, apesar de ser novato, pude gerar uma
saudável discussão aqui. Aliás, as discussões aqui parecem
ser muito boas. Mas vou encerrar de vez este assunto, com as devidas
explicações que os colegas merecem, mais alguns desabafos que
ninguém merece. Em consideração àqueles que me ajudaram, devo
ser sincero: desisti do Debian, e explico porquê mais adiante nesta
"pequena" mensagem.

	Tenho poucas horas "somadas" de Linux, mas estou de olho nele há
muito tempo. Testei Linux pela primeira vez em 1998, e deve ter sido
um Slackware. Gostei... hmnhanhaa... assim... mais ou menos. Um ano
depois, testei o Corel e gostei mais. Mas achei que o Linux ainda
estava *muito* verde. Devo ter testado mais alguma coisa em 2000,
não lembro. Em 2001, passei uns 5 meses usando Peanut, parente do
Slackware. Nas horas vagas. Era legal. Levinho, rápido. Difícil
de usar, mas Linux é isso mesmo - esse é o problema! Mas depois
de um tempo, apesar de eu ser meio nerd e ter uma notável
paciência, encheu o saco MESMO ter que ficar lendo tanto rautchú,
até o tchu fazer bico, só para fazer a @#!$%@# do sistema
funcionar direito. Duas horas lendo rautchú de dois quilômetros
para aprender a executar uma p**** qualquer que com Windows eu fazia
em dois segundos. Francamente, há muitas outras coisas na vida. Tem
praia, shopping, ar fresco, livros, chope, gente de carne e osso etc.
Estava me sentindo roubado, e de fato, aquilo estava roubando meu
tempo.
	Mas eu gosto muito de computador e até dependo dele para
trabalhar, embora não seja uebimaster, escovador de bits, nada
disso. E boto muita fé no Linux no futuro próximo. Ainda está
meio verdinho, mas acho que já dá pra comer. Neste meu retorno ao
universo Sphenisciformes, a experiência foi muito boa. As
distribuições e os programas melhoraram muito, acho que agora a
coisa vai! Passei o último fim de semana testando distros, entre
elas:
	- Elx
	- Kurumin
	- Conectiva
	- Slackware
	- Debian
	- Red Hat
	Pena que eu não tenho nenhum CD do SuSe aqui. Sei de gente que
fala *muito* bem delel.
	Tá fazendo nada? Quer ler a saga de um novato? Então leia:

	- Elx 1.0: bom, fácil de instalar, mas o que eu tenho aqui já
tá meio velhinho. KDE 2, não impressionou.

	- Kurumin: primeiro impacto positivo. KDE 3, grande progresso. E
rápido! Finalmente, enxugaram aquele trambolho. Até o Konqueror
abre em tempo razoável! Quase tudo funcionando direitinho. Até
agora, o único Linux fio dua égua que funcionou com a minha placa
de som! Saiu som do Linux!!! Nem acredito. Mas tudo dando boot pelo
CD. Como instalá-lo no HD? A revista traz instruções incorretas
e/ou incompletas. Maior parte da documentação vem em alemão.
Documentação de Linux em alemão já é o cúmulo da
sacanagem! Scheizen... Um arquivinho "LEIAME" em inglês explica
como fazer. Mas mesmo um novato como eu pode notar, pelas
explicações do autor, que o processo sugerido não é nada
prosaico, trivial ou mesmo confiável. Linux já é difícil, o
chucrute ainda complica. Fiquei cabreiro, e decidi decidir mais
tarde.

	- Conectiva 8: UAU. UAU. UAU. Melhor que o Kurumin! Mudo e calado,
mas lindão. E rápido! Uma beleza. De ver e dizer: "- é esse!"
Passei muito tempo brincando com ele, montando, desmontando,
configurando, personalizando. Quase um dia inteiro. Daí eu precisei
montar e acessar minhas partições Windows, e acabou a alegria. Na
minha mão, o Conectiva se recusou a montar partições Windows,
dizendo que o kernel não suportava vfat. Kernel???? Xiii...
danou-se. Vocês que sabem tudo de Linux precisam entender uma
coisa: nada assusta mais um novato que as palavras "compilar" e
"kernel". Se as duas estiverem juntas, pelamordedeus, sai pra lá,
bicho feio! Eu estava apaixonado, e mesmo com problema de kernel,
passei um pente grosso (não tenho mais saco para pente fino) na
Internet e não achei nada que ajudasse. Pior que o site deles já
vai logo dizendo que o meu modem é insuportável, dificultando
ainda mais o nosso caso de amor. Bah, já tive outras decepções
amorosas na vida, posso engolir mais esta. Adeus, Conectiva. Entre
nós, não pode ser.

	- Slackware 8.1: instalação feia e chata, como sempre.
Praticamente a mesma desde a primeira vez em que nos encontramos.
Tudo bem, contanto que funcione. Não funcionou. Depois de uma hora
brigando com xf86setup e outros programas de nome parecido e
recitando encantamentos vudu sem conseguir fazer o X funcionar,
desisti. Estragou o meu humor. Imagine quanto nome feio as crianças
diriam se fosse um sistema da Microsoft... Se Windows comete um
deslize, xingam todos os antepassados do Bill Gates e de cada
funcionário da Microsoft, até chegar em Adão e Eva. Linux pode
até pegar fogo que neguinho acha tudo ótimo. A culpa é do
usuário que não leu rautchus suficientes... Enfim, é melhor
esquecer e passar pra outra.

	- Debian 3.0 (a.k.a. "Woody"): finalmente, a distro que todos
esperavam. A instalação foi meio boa e meio ruim. Primeiro,
nenhuma instalação de nada jamais me inspirou tanta confiança.
Dá pra ver a seriedade de gente que sabe mesmo o que está
fazendo. Por outro lado, nunca tomei uma canseira tão grande.
Cheguei a um ponto em que precisei parar, ir pro quarto, ligar e TV e
esquecer aquela porcaria por umas duas horas. Simplesmente não
agüentava responder nem mais uma pergunta daquele interrogatório
cruel. Minha vontade era a de dizer: "- olha, Sr. Debian, o Sr. faz o
que o Sr. achar melhor aí e o que rolar pra mim tá bom, porque
minha paciência esgotou." Era domingo e assisti a uma partida de
futebol torcendo para a bola. Deu empate. Daí fiz um lanche,
reforcei a taxa de glicose no cérebro e voltei pro pau de arara.
Respondi mais algumas perguntas e reiniciei. O resultado foi meio bom
e meio ruim. Tudo muito bom, muito estável, mas logo percebi essa
atitude do Debian de se prender a versões mais antigas e estáveis
dos pacotes. De cara, um KDE 2, insuportavelmente lento, como nos
velhos tempos. Isso foi muito decepcionante para mim. Depois de ver o
KDE 3 lindão e rapidinho no Conectiva, foi um banho frio. Daí
vocês vão dizer que há muitas outras coisas na vida além do
KDE. Há, mas não me interessam. Eu odeio o Gnome. Acho ele feio e
nunca consegui encontrar nos rautchus como se faz para aquele
controlador de janelas irritante se apresentar com uma fonte
legível. Pô, tem que usar binóculo pra ler os menus do Gnome!
Poucas coisas me deixam mais irritado que design burro e falta de
ergonomia. Fico imaginando quem é que testa essas coisas. Os caras
devem ter uns monitores Plasma 48" Trinitron Flat Panascreen Super
Wide, e acham que todo mundo tem um igual. O WindowMaker é decente,
MUITO melhor que Gnome, mas exige uma certa ruptura. Ele é bem
diferente do Windows, difícil de se habituar. E eu sinto uma falta
horrível do Desktop, onde eu penduro os arquivos e pastas que mais
uso ou projetos em andamento. O WindowMaker (e muitas "shells
alternativas" do Windows, como Litestep) transformam o Desktop em
porta retratos. Eu já tenho uma estante, uma porção de paredes,
tem bastante lugar para pendurar imagens bonitas. Acho que a área
do Desktop não pode ser só um enfeite. O KDE faz falta sim
senhor, e tem que ser o KDE novo, o chique do úrtimo. Bonito e
ligeiro. Linuxistas veteranos e inveterados podem me jogar tomates,
dizer que Linux não é nada disso que eu estou pensando, e que o
Debian tem qualidades infinitamente mais importantes que o
insignificante KDE e que uma camada muito grossa de ignorância (e
minha total falta de treinamento Jedi) me impedem de compreender.
Tudo bem, eu não ligo. Minhas expectativas, receios,
satisfações e decepções se repetem todos os dias com um monte
de "usuários comuns" (grep -R "reles mortais" /usr/doc/*) que se
metem com Linux para ver do que se trata e por que, afinal de contas,
fala-se tanto dele. Sei que não estou só. E por mais que vocês
se sintam inconformados com tal heresia, abandonei o Debian por causa
do KDE. Eu não tenho banda larga pra baixar o "unstable", tenho que
usar o que tenho no CD. Então foi assim que acabou meu contato com
o Debian.

	É claro que eu formatei. Sou novato, oras!

	- Red Hat 7.3: testado por último. Eu queria evitar o óbvio, mas
é difícil evitar o óbvio. É por isso que se chama óbvio! A
instalação é uma moleza de dar vergonha, o KDE é novo, tudo
funcionando bem. Menos algum hardware, é logico, mas Linux é isso
mesmo (esse é o problema!), o Debian e o Conectiva também
engasgaram com meu hardware, sem falar no desgracento que nem sequer
iniciou o ambiente gráfico. E olha que eu instalei o 7.3. Parece
que já tem um 8 na praça. Outra coisa boa são os pacotes RPM,
mais fáceis de encontrar que os pacote DEB. Apesar de usar Windows,
baixo muita coisa que é distribuída entrevárias plataformas, e
já notei que os RPMs são um pouco mais comuns que os DEBs.
Aprovado, fazer o quê? Pelo menos voltei a usar Linux, e parece que
desta vez não vou ter que bater em retirada. Isso é que mais
importa.

	--- --- --- ---

	 Alguém aí disse que Linux só se instala uma vez, e é assim
que vai ser desta vez. Já instalei, já personalizei, já arrumei
as fontes no KDE, puxei todos os .rc do meu /home no Cygwin, não
tem mais volta. A menos que eu faça alguma burrada federal, que na
verdade é até muito provável. Mas enquanto não faço nenhuma
barbeiragem, vou de Red Hat mesmo, rei da baciada. Mais que do
Debian, gostei da lista do Debian. Tomei um RTFM logo de cara, mas
tudo bem, faz parte da cultura listidiana. A lista é muito boa, com
bastante informação, mas talvez eu deva procurar uma turma mais
afeita ao Red Hat que ao Debian, para trocar informações mais
específicas. Ainda não vi nenhuma e nem estou a fim de fazer isso
hoje. Antes quero ver se venço a terrível e sangrenta guerra das
placas. Se alguém quiser indicar uma boa lista de Red Hateiros,
agradeço mais esta dica. E mais uma vez, agradeço a todos pelas
repostas, dicas, críticas, opiniões e comentários.

--
	Luciano Espirito Santo
	Santos, SP - Brasil

<-quote-> **************************************************
On 14/05/03 at 11:35, Diorgenes Mello wrote in 5K:
Assunto/Subject: RES: RES: Perguntas de novato

> [...]
>	Mais uma coisa, se o cara é novato, tem que ralar, tem que
aprender, tenho
>certeza que ele ainda vai instalar o Linux muitas vezes antes de
aprender, e
>ele não deve estar instalando nenhum servidor corporativo(pelo
menos eu
>espero que não). Deixa o cara aprender quebrar a cara, ele tem
esse direito.
>	Quanto a um sistema bagunçado, agora sim eu tenho certeza mais do
que
>absoluta de que a equipe do Debian não ia deixar o rpm ser
instalado se ele
>"bagunçasse" o sistema.
>	E o principal de tudo, não leve isto para o lado pessoal. Posso
estar
>errado, não sou, não quero ser e nem nunca serei o dono dá
verdade.

********* END OF ORIGINAL MESSAGE *********</-quote->