Dúvidas no apt-get e no gnome2.2

Olá,

Uso atualmente o Woody, sou ex-viciado no Slackware 9.0, decidi optar pelo Debian.:

1)é o mais usado.
2)o apt-get é muito bom.
3)tem pacotes disponíveis para TUDO portados para ele.

Bom, dada a introdução vamos as dúvidas.

Li os manuas do apt-get do cipsga.org.br e não encontrei uma opção do apt-get que
instalasse somente os pacotes requeridos, um exemplo, o kde3 não precisa de muitas
bibliotecas de som entre outras, mas apt faz download e instala.

O Slackware tem a zlib, por exemplo, a libpng, e qt tudo em pacotes separados, eu
instalo eles e já posso instalar o kde sem problemas. E pelo site do kde na parte de
requerimentos mostra que realmente apenas essas bibliotecas são necessárias.

Eu gostaria de fazer uma instalação limpa, se é que me entendem.

[off-topic] Outra dúvida, quanto ao gnome2.2 como está para o Debian, o woody pelo menos
instala o XFree 4.1 e vou ter de instalar até o server novamente... Mas, onde posso
encontrar documentação dos requisitos mínimos parar instalação do gnome?

Thanks,

Fernando Lujan