Re: Messenger NAT Linux

OI,
	Se o NAT simplesmente (ex, iptables -t nat -A POSTROUTING -o <interface> -j
MASQUERADE) nao deu jeito, entao se prepare porque vc vai ter problemas...
Alguns protocolos, como por exemplo o H.323 (usado pelo netmeeting), tem a
irritante caracteristica de incluir informações de protocolos de nivel 3 (IP)
em um protocolo de nivel de aplicação. OU seja a tranqueira coloca o seu ip
invalido dentro dos pacotes do h.323 e o nat nao consegue fazer nada porque
ele só troca o ip do pacote IP.
	No caso especifico do protocolo h.323 vc tem duas opções: a primeira é usar
um modulo especial do netfilter (que nao esta na arvore estavel do kernel)
que eh capaz de fazer o conntrack de pacotes h323. A outra solução é usar um
gatekeeper na tua rede. Mas como eu disse isso vale para o h323 (netmeeting).
O que a tralha do MSN usa para trafegar voz eu não tenho a minima ideia!

	Christian Lyra
	POP-PR / UFPR