Re: Impressora em servidor LINUX

On Thu, 08 May 2003 15:58:02 -0300, Franz Gustav Niederheitmann wrote:

> Pessoal,
> 	tenho uma impressora Lexmark Z11 e gostaria de saber como que faço para
> instalar-la num servidor Linux.
> Gostaria de poder usa-la para imprimir documentos c o windows e linux
> atraves de outros computadores na rede.. Isso eh possivel?? COmo instalo
> essa impressora? COmo fazer que o WIn (98 e XP) reconheca essa impressora?

	O MS W98 e o MS WXP têm a capacidade de usar impressoras pelo
servico lp do Unix... veja man lp, lpq, lpr; depois de instalar o servico
lp ou lp-ng no GNU/Linux, crie uma "porta" no MS W98 dando o endereco do
servidor e a porta.

	O Samba não é necessário no caso, mas pode ser útil para
disponibilizar os acionadores de dispositivo para uma rede.

	Ah, e funciona *muito* mais rápido que o servico de impressoras do MS
WNT.

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34