Como configurar um Servidor de Email ?

Amigos,

Preciso montar um Servidor de Email, porem meu conhecimento sobre o assunto
é bem limitado.

- O que gostaria de saber é o que preciso ter (pacotes-aplicativos) para que
uma máquina se torne um Servidor de Email
para uma rede.
- Basicamente seria necessário pacotes para MTA, POP3, SMTP,  isto está
correto? ou qual é exatamente a necessidade ?
- Poderiam dar exemplos sobre pacotes para estes serviços acima mencionados
?

Gostaria mesmo é de uma explicação didática, não é necessário exemplos de
configuração, só quero entender o funcionamento para poder começar a
instalar na minha rede e testar ! Com isso posso trocar um sistema (não
preciso falar o nome !) extremamente caro e pesado por uma aplicação estável
e de boa qualidade.

Agradeço a atenção,

Flávio