[FORA DO TOPICO] protecao para windows em rede velox(adsl)

Colegas;

Sei que isso e completamente fora do topico, mas....

Por sugestao minha, um amigo que tem um escritorio de representacao
comercial instalou o Velox(adsl) para ter acesso a internet. O cara ja e
usuario de openoffice e outras solucoes livres nas suas 5 maquinas, mas
ele e obrigado a manter o windows por causa do programa da fabrica que
ele representa, que e usado para trocar os pedidos de compar e venda.

Acontece que depois que o Velox comecou a funcionar, a rede dele virou
de pernas pro ar, um festival de invasoes e contaminacao por virus. O
suporte da Telemar, fornecedora do velox, limita-se a dizer: "e assim
mesmo, algum cliente deve estar infectado. Instale um firewall e um bom
antivirus". Os virus sao do tipo kless e nimda, que vao se espalhando
feito um cancer pela rede sem a interferencia do usuario.

Pois bem: TODAS as 5 maquinas do escritorio, que rodam windows98, estao
paradas por causa de um virus que destroi os executaveis. Fiquei hoje o
dia todo tentando fazer alguma coisa e nada. Ta certo que nao sou cbra
criada em suporte windows, mas nunca tinha tomado uma surra dessas
antes.

Ele ja me autorizou a formatar todas as maquinas e eu vou voltar la
amanha para isso, mas antes gostaria de saber se voces conhecem alguma
solucao confiavel que proteja este rede, algum software que impeca a
entrada de coisas estranhas, um firewall/proxy/antivirus que rode em
wwindows9x. Nao precisa ser livre ou gratis.

Eu cheguei a avaliar a hipotese de ter uma 6 maquina com gnu/linux
instalada para fazer este servico, mas iria ficar mais dispendioso.

[]'s
Márcio de Araújo Benedito <china@pbh.gov.br>
Usuário Debian GNU/Linux

"In a world without walls, who needs Windows?"