Impossivel fazer logon como root ??

Olá eu sou novo na lista, sou Português e estou encantando com a
participação neste forum de Debian.

Tenho pouca experiençia no redhat, mas finalmente decidi passar p o
Debian.
Ontem á noite consegui após algumas horas instalar o sistema, com Gnome
e Kde, no entanto após algumas experiencias verifiquei que após um
restart (acho eu) , não consigo entrar como root em nenhum dos x-windows
(kde, debian, gnome, etc), apareçe-me a mensagem: "system administrator
cannot logon in this enviroment (ou qq coisa do genero), apenas entro
comm usuario normal, e queria modificar algumas coisas coomo o video
(placa + monitor -frequencia) q n está muito bom.

Muito obrigado, continuem o bom trabalho  ;)

Rui Pedro  aka ZePovinho  (para dar um cheirinho Português    ;)  )