Re: Internet via Radio

Olah!

Eh o seguinte: existem diversas modalidades de internet via radio. A que vcs
mais provavelmente usarao eh a rede interna com gateway, e eh esta que
explico a seguir:

Um computador (servidor de internet) fica ao lado da antena, e "serve" todos
os computadores da rede do seu predio com IPs invalidos de uma rede interna.
Provavelmente vaum utilizar DHCP, mas talvez te deem um IP jah de cara. Se
usarem dhcp, vc deve usar um cliente de dhcp (o pump ou o udhcpc devem ser
suficientes).

Depois vc precisa configurar a sua interface. O servidor de internet deverah
distribuir a conexao via Hub ou Switch, e um desses cabos deverah chegar ao
seu apartamento. Vc deve pluga-lo na sua placa de rede e configurar a
interface correspondente em /etc/network/interfaces (man interfaces eh bem
explicativo).  O gateway e tal vc configura lah.

Soh fica faltando o DNS (que deverah ser o IP do proprio servidor, mas naum
necessariamente). Estes vc coloca em /etc/resolv.conf (man resolv.conf).

Eh provavel que eles forneca, tambem, um proxy. Se fornecerem eh possivel que
naum permitam acesso HTTP por outro meio que naum o proxy. No entanto, mesmo
que permitam, eh interessate que vc use o proxy pq a velocidade aumenta, uma
vez que o cache eh gerado com o conteudo de todos os apartamentos e,
provavelmente, compartilhado com toda a rede que prove o servico. Para isso
vc deve setar as variaveis de ambiente *_proxy (no arquivo /etc/environment
vc coloca, por exemplo, "export
http_proxy=http://endereco.do.meu.proxy:porta/";). Nos browsers graficos (como
Opera, Netscape, Konqueror, Galeon e Mozilla), vc deve cadastrar o proxy na
interface apropriada... procure um menu de configuracoes.

Estah pronto. Basta levantar a interface (ou deixar ela levantando
automaticamente) e usar. Para levantar a interface eth0, por exemplo, basta
"ifup eth0", como root.

[]s

Pablo

--