Re: Audio com Linux

On 24 Apr 2003 14:14:34 -0300
Eduardo Marcel Macan <macan@debian.org> wrote:

> Estará muito melhor logo após o lançamento do kernel 2.6 quando
> os drivers ALSA passarem a ser padrão.
>
> O melhor software para áudio no momento é o ARDOUR
>
> procure por ardour no google, ele não está empacotado ainda
> para nenhuma distribuição até onde eu saiba.

Já existe um repositório debian (não oficial) empacotando o ardour (e suas
dependências).

deb http://n.ethz.ch/student/robertjo/download/rj-deb/pkgs ./
deb-src http://n.ethz.ch/student/robertjo/download/rj-deb/pkgs ./

Se preferir: http://n.ethz.ch/student/robertjo/download/rj-deb/

$ apt-cache search ardour

Ricardo, o 'ardour' precisa de um servidor de áudio chamado jack (jackd).
Este, por sua vez, requer a existência de /dev/shm.

Quando fui instalar tive que criar manualmente:

# mkdir /dev/shm
# mount /dev/shm

Não se esqueça de adicionar em /etc/fstab:

none    /dev/shm        tmpfs   defaults        0       0

Inicie o jackd (por exemplo 'jackd -d alsa' - atualmente só o driver alsa é
suportado) e então rode o 'ardour-gtk'.
Se não for rodar como root, lembre-se de permitir acesso ao /dev/shm para
usuário comum.

--
Douglas Augusto