RE: Particionamento

Marcio "Alexandre M. Gualberto" <marcio@fase.org.br> wrote:

>Colegas,
>
>Minha máquina pessoal é um AMD K62 450Mhz, 327Mb e 6Gb de HD. Tenho
>instalado o Win98 e quero também instalar o Debian. Pergunta: devo
>particionar o HD para ter os dois sistemas. Como faço isso? Já tentei
>usar o Fips e não consegui. Alguma dica?
>
>Segundo: seria melhor instalar outro HD e deixá-lo apenas para o Linux?
>Como fazer para chamar um sistema ao invés de outro na hora de
>inicializar?
>
>Abracos,
>
>Marcio A.
>

>--

Caro Márcio

Na questão do particionamento existem vários aspectos a serem analizados.

1-Há espaço sem particionar no seu HD?
Se não houver será necessário a utilização de softwares para particionamento de disco rígidos sem a perda de dados.

2-Os dados que você possui na sua partição Win98 possuem BACK-UP?
Se não possuem BACK-UP seria bom que você fizasse pois desastres sempre podem ocorrer.

3-Qual será a finalidade do seu sistema Linux (Teste, estudo, produção)?
A finalidade do sistema será o fator determinante para saber o tamnho das partições que será destinado ao linux.

Quanto a sua dúvida sobre como será feita a escolha de qual sistema inicializar no boot do computador, as distribuições do GNU/Linux vêm com programas chamados BOOT LOADERS que entre outras têm a tarefa de permitir o usuário escolher qual sistema ele deseja inicializar. Não se preocupe pois a instalção e configuração desses BOOT LOADERS é efetuada no memento da instalação do sistema.

--
Rodolfo Alves Barbosa
Ciência da Computação - UFLA

Try AOL and get 1045 hours FREE for 45 days!
http://free.aol.com/tryaolfree/index.adp?375380

Get AOL Instant Messenger 5.1 for FREE! Download Now!
http://aim.aol.com/aimnew/Aim/register.adp?promo=380455