Re: Configurar rede

On Wed, 23 Apr 2003 11:42:41 -0300, Guilherme Mesquita Gondim wrote:

> 	Queria configurar o Debian Woody para compartilhar
> 	arquivos/impressora/internet com um pc win98. Alguém pode me ajudar? Já
> 	tenho o cabo que funfa ligando pc com pc direto... não sei nada de rede
> 	em gnulinux... Minha placa é SiS900 10/100 Ethernet.

	Você terá de dar enderecos IP reservados para os dois computadores.
Eu não me lembro qual, mas tem uma subrede classe C reservada para uso
interno.  Pode usar até DHCP para o caso de querer colocar outros
computadores, como portáteis para uma festa LAN...

	Depois vêm os servicos.  Não sei se já existe NFS livre ou pelo
menos grátis para MS W98, tinha um hacker escandinavo que comecou a
desenvolver mas os programas deles eram semilivres (ele tinha ódio dos
governos por ter sido preso injustamente) e por isso a coisa não foi muito
para frente.  Bom, se não houver mesmo NFS para MS W98 você terá de
instalar o Samba para compartilhar arquivos e impressora.

	Quanto à Internet, você vai precisar somente de estabelecer o Debian
como roteador... pode até colocar um servico de cache como squid se quiser.

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34