Dhclient

Tenho um internet via cabo modem. Ao estudar as possibilidades de como ela funcionar no debian descobri um tutorial de configuração do virtua. E ao eu digitar "dhclient", como root. O meu computador estabeleceu uma conecção quase q instananeamente com o servidor da internet. Fiquei surpreso e com o tamanho facilidade e pensei "Será q é tão facil assim? Será q o meu computador ficará , por tamanha facilidade, totalmente vuneravel?? E outra pergunta q me fiz foi: Como q eu faço pra toda vez q eu lige o computador o minha conexão com a internet(dhclienbt) seja estabelecida??? E se o provedor cair ou o dhcliente não conseguir estabelecer a conecção durante o processo de boot. Será q posso colocar algum Time se ele não conseguir estabelecer a conecção não tentar por tempo infinito e me de um aviso q não consegui estabelecer a conecção??? E outra pergunta é se eu quiser, durante estar conectado com a internet, desconectar da internet(dhclient) e voltar depois o q eu faço???"
Se possivel, alguém poderia responder estas indagações.
grato

--
POP. Nem parece internet grátis.
Seja POP você também!