Debian e UTF-8

Bem, bem, bem... Eu desisto! Senhores, eu gostaria muito de poder usar o
charset UTF-8 no console, mas eu tenho tido problemas. Ora parece ser a
fonte, ora parece ser os locales (LC_ALL=pt_BR.UTF8 não parece
funcionar), ora parecem ser as aplicações... Caracteres padrão ASCII não
têm nenhum problema. A ziquizira aparece quando eu invento de usar
caracteres acentuados no console. Nem reza braba resolveu! Vejam o que
eu fiz:

	- criei um locale LC_ALL=pt_BR.UTF8 e o coloquei como default (e
isso com as outra variáveis LC_* também acertadas dessa forma);
	- acertei para o console as fontes em /usr/share/consolefont/iso*.psf.gz
(tentei todas, de uma por uma)
	- coloquei o console no modo unicode (comando unicode_start)
	- no vim 6.1.405 (compilado por mim, com suporte a multibyte),
usei o seguinte comando: :set encoding=utf8
	- fiz um despacho prá Exu com três galinhas pretas, um litro de
pinga e sete velas vermelhas :)

Entretanto, nada disso resolveu. Tudo o que eu consigo, em vez de
caracteres acentuados corretamente, é lixo. Para os caracteres
não-acentuados, tudo bem, funciona beleza. Mas quando eu invento de
enfiar um acentozinho... O que será que está faltando? A documentação
que li sobre o assunto (principalmente o Unicode-HOWTO, além de outras
páginas esparsas na Internet) dizem que é só isso que eu tenho que
fazer, mas alguma coisa está errada. Alguém tem alguma idéia do que
possa ser?

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User #175920
Brasília - DF - Brasil				Usuário Debian #574