Re: Autalizando kernel

Em Sun, 06 Apr 2003 15:39:10 -0300
wanderson <wdmagalhaes@netscape.net> escreveu:

> Alo pessoal.

Oi :-)

>     Sou muito novato em Debian. Meu PC tem dois SO instalados. O
>     Debian Gnu/linux está com kernel 2.2.20, e sei que posso
>     atualizá-lo para 2.4.18. Já baixei o kernel-image, do site da
>     Debian, mas notei que tem umas dependências que precisam ser
>     baixadas. Esse kernel-image já é o pacote com todo o necessário
>     para atualização do 2.2.20 ou tenho que baixar todas as
>     dependências? Notei que algumas já estao no meu atual sistema
>     (instalado sobre o 2.2.20).

  Se não entendi errado o que você disse, você está baixando manualmente
os pacotes que está instalando. Se for isso mesmo, está sofrendo sem
necessidade.

  Em vez de baixar e instalar tudo manualmente, edite seu arquivo
/etc/apt/sources.list e coloque nele uma linha de um repositório, como
essa, por exemplo:

deb http://ftp.br.debian.org/debian woody main

  Feito isso, basta usar os comandos (como root)

$ apt-get update
$ apt-get install nome-do-pacote-desejado

  O apt baixará e instalará o pacote e todas as dependências necessárias
para que ele funcione, sem que você tenha que se preocupar com isso. E
se ele disser que um pacote é necessário, pode ficar tranqüilo que é.
>     Provavelmente vou incomodá-los de novo (como disse, sou novato :-)

  A lista é para isso mesmo. Mas como você é novato, sugiro que dê uma
olhada na documentação no site do debian-br (www.debian-br.org). Na
seção documentação tem muita coisa importante, cujo conhecimento
facilita bastante o uso do sistema.

> Deus salve Kerninghan e Ritchie.

> Esta máquina ainda não é totalmente livre (ainda).

Até mais.

--
Paulo R. Ormenese
GNU/Linux User #200782