Placa de rede estranha no speedy home

bom dia galera,

eu sei que esse assunto tah mais batido que clara em neve...mas eu to tendo
problemas em fazer meu micro acessar a net, via speedy home, com o meu
Debian Woody 3.0.
e eh tipo um pouco estranho o q ocorre, pq da primeira vez que eu configurei
o pppoeconf - coloquei nome do provedor, senha, tudo certinho, inclusive
configurei para o Debian startar o servico na inicializacao - funcionou tudo
certinho, inclusive fiz ateh aatualizacao via apt-get.
mas depois de dar umm boot, notei  q  apesar de a minha placa de rede
(Davicom on board) estar "up" e o servico pppoe estar "up" tb, parece que a
minha placa de rede nao esta puxando as configuracoes via dhc - e o dhclient
esta instalado e funcionando.
o fato que eu estou achando mais esranho e q qdo eu configurei da primeira
vez funcionou...tipo eu  faco uma jogada aqui q funciona...dou ifdown em
eth0....removo o modulo da placa de rede...e ao inserir de novo o modulo da
placa de rede e levanta-la, ela "puxa" as informacoes e configura belezinha.

alguem poderia me dar uma luz ?

valeu amigos,

habló

andré