Re: USB-storage

Fala seu Claudio...

> A alguns dias, consegui emprestado uma câmera digital com conexão USB.
> Tirei foto adoidado ... ;)

uma dessas já passou pelas minhas mãos... :-)

> Mas na hora de descarregar, não achei forma de fazê-lo. Ao conectar a
> câmera, o USB detecta e ergue os módulos scsi e usb-storage, mas não
> achei nenhuma referência de como montar a câmera para transferir os dados.

Mas como não!

$ apt-cache search digital camera

> Como quero *apenas* descarregar as fotos, programas como o gphoto e
> photopc não me são interessantes.

O gphoto, especialmente o gphoto2, é muito interessante sim... :-)

$ apt-cache show gphoto2

> Alguma dica ?

Instala ele e mais uma interface gráfica, tipo o kamera, o gtkam.

O gphoto2 pode acessar direto[1] a câmera digital, por 5 diferentes
interfaces[2], incluindo USB, para fazer a transferência. Além disso
ele já suporta um bom número de câmaras[3].

[1]: Com o 'pseudo-protocolo' "gphoto:/" ou mesmo "kamera:/"
[2]: http://www.thekompany.com/projects/gphoto/kcontrol.png
[3]: http://www.gphoto.org/cameras.html

Boa sorte... e manda o link das fotos depois... ;-)

Abração.

--

Dorneles Treméa
Caxias do Sul - RS - Brasil