Re: <URGENTE> Problema com LILO

no último bat-capítulo, João Henrique Gião Borges escreveu:
> Bom dia, lista!
> Eu não costumo mandar mensagens por qualquer problema, mas este está
> complicado.
> Tenho um servidor de login unificado, Samba+NIS, autenticando
> simultaneamente clientes Windows e Woody.
> Após toda a configuração eu reiniciei a máquina para que ela subisse
> limpinha e dei de cara com "LI" na inicialização.
> Fiz um rescbf24 pelo CD de instalação, verifiquei o lilo.conf, executei
> lilo e não adiantou.
> Rodei o install-mbr e nada.
> Startei a instalação novamente, montei a partição raiz, tornei o sistema
> [...]

Saudações,

Já tive esse problema com o lilo quando tentava dar boot em uma
partição que estava bem depois do cilindro 1024 de hd, já sei que a
versão mais recente do lilo tem correção para este xabu. Mas volta e
meia o lilo dá esses pequenos problemas. Talvez outra pessoa posse lhe
dar uma ajuda melhor com o lilo, mas de imediato eu lhe sugiro utilizar
o GRUB (apt-get install grub) e dar uma breve lida na sua documentação
(info grub), é fácil de usar e configurar, mas tem uma grande vantagem
de ir MUITO além das capacidades do lilo, principalmente permite editar
os parametros de boot na hora da seleção de opções.

Em meu hd de 40GB tenho uma partição NTFS, uma FAT32, EXT3 e Extensões
FAT32, meu lilo nunca consegiu dar boot na minha partição EXT3 do meu
Linux, dava o mesmo problema que você relatou, com o grub nunca tive
sombra desse problema.

É uma sujestão.

======= este é um exemplo do meu arquivo de configuração no GRUB
======= o arquivo é chamado menu.lst.

timeout = 20
default =  2
color   =  2
foreground  = FFFFFF
background  = 0C55C3
viewport 3 2 77 22
shade 0
splashimage = (hd0,2)/boot/grub/enterprise.xpm.gz

title = Debian GNU\Linux 3.0r1 (Dobra espacial agora !)
kernel = (hd0,2)/boot/vmlinuz idebus=66 ide0=ata66 hdc=ide-scsi root=/dev/hda3

title = Debian GNU\Linux 3.0r1 (Levenos par casa sr Sulo)
kernel = (hd0,2)/vmlinuz.old idebus=66 ide0=ata66 hdc=ide-scsi root=/dev/hda3

title = W2K
	unhide (hd0,0)
	rootnoverify (hd0,0)
	chainloader +1
	makeactive

title = Ruwindows98
	unhide (hd0,1)
	rootnoverify (hd0,1)
	chainloader +1
	makeactive

========= fim do arquivo menu.lst

[]s
 Pedro Gallardo
 Desenvolvedor, Mestre Jedi, Capitão da Frota Estelar
 Usuário Linux Registro no. 274710

 'E que os fontes estejam com você !'