ATI radeon 8500

Olá pessoal... sou novo na lista e peço sua compreenção para o caso de eu cometer alguma falha!!! Bom, estou com um pequeno problema. Estou com um micro novo e minha placa de video é uma ATI Radeon 8500... eu já instalei o debian e fiz o X funcionar mas sem a aceleração da placa. No momento formatei meu PC e reinstalei o sistema base. Gostaria de saber se alguem tem alguma sugestão de qual versão do Xfree eu poderia estar instalando e como devo fazer para subir meu X com a aceleração da ATI. (andei olhando os sites do debian, ATI e Xfree. Cheguei a algumas conclusões. A ATI tem um drive disponivel em seu site para download porem necessita de uma biblioteca que ainda não esta disponivel nem mesmo na distrib unstable. (até tentei instalar o pacote RPM com o alien mas nem rolou :P) No site do xfree86 reparei que a nova versão 3.0 já parece ter suporte para minha placa. Fica aqui a pergunta: Oque devo fazer? instalar o xfree86 3.0 ou tentar instalar o driver da ATI??? Vale lembrar que minha máquna esta sem nenhum pacote ainda, vou começar a instalação praticamente do 0. Eu sempre uso a versão unstable do debian, inclusive com o reiserFS (instabilidade pra mim não é problema)

Bom, aguardo sugestões. Caso alguem tenha uma placa dessas instalada e acelerada por favor poste ai como vc subiu ela... Abraços.

Heuler Alexandre Vila <heuler@users.sf.net>

"Vim de um lugar onde os fortes morreram, os fracos nem
tentaram e somente os loucos sobreviveram..."
"Comecei a beber por causa de uma mulher...
e nem tive a oportunidade de agradece-la..." "live FREE or DIE!!! --> LINUX"

--
POP. Nem parece internet grátis.
Seja POP você também!