sobre java

Olá

Gostaria de ter uma orientação de como montar um ambiente para programar em java no debian?
como ele se dá?

Principalmente se posso utilizar o apt-get para instalar o sdk o jre e alguma ide como o forte ou o bluej para escrever os programas

Sendo que tenho um modem de 56 k em casa gostaria de saber como faço para baixar  na rede onde trabalho, que tem uma velocidade melhor,
todos os arquivos e programas necessários, para depois dar um apt -get no cdrom com estes arquivos gravados.

Grato!

ângelo Rigo